Política Editorial
Missão e objetivos
A BIB (Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais) é uma revista lançada em 1977 e vinculada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) com o objetivo de fomentar o debate acadêmico qualificado sobre a produção bibliográfica recente nos variados campos temáticos ou disciplinares das ciências sociais. Com publicação em fluxo contínuo, a BIB é voltada à veiculação de debates bibliográficos cujo foco é avaliar o conhecimento acumulado, bem como identificar os desafios e as lacunas de tais debates.
A BIB publica apenas balanços bibliográficos, revisões anuais e comentários críticos que visem discutir a literatura recente num dado campo temático ou disciplinar das ciências sociais. Com o objetivo de fomentar o debate qualificado e cortês, a BIB também incentiva a publicação de comentários críticos ou réplicas (rejoinders). Sempre que isso ocorrer, autores e autoras terão direito à publicação de tréplica, conforme regras definidas.
Não serão aceitas resenhas, entrevistas, traduções ou mesmo artigos originais em que o debate bibliográfico conste como objetivo secundário.
As áreas centrais da BIB são Sociologia, Antropologia e Ciência Política – incluindo-se nesta as Relações Internacionais. Contudo, entende-se que o diálogo interdisciplinar é uma prática comum e pertinente, em particular em balanços bibliográficos, de modo que outras áreas também podem ser contempladas, tais como Direito, Economia, Administração Pública, Políticas Públicas, História e Educação, desde que explícita a articulação com as áreas centrais da revista.
Os manuscritos submetidos devem ser inéditos (não publicados em livros, revistas ou periódicos) e devem manter exclusividade com a BIB durante o processo de avaliação. Textos previamente abertos em servidores de pré-publicação (preprints) reconhecidos são bem-vindos. Ao menos um/a dos autores/as dos manuscritos deve ter no mínimo o título de mestre. Não são cobradas taxas para submissão de textos.
Para identificação de plágio, a BIB utiliza o software Copy-Spider.
Critérios e prazos de avaliação
O fluxo de artigos, desde a submissão até a publicação, será acompanhado de maneira sistemática pelos (as) Editores (as) e pela Comissão Editorial, por meio de reuniões periódicas e através de instrumentos de registro e consolidação de informações.
Após submissão, os artigos são encaminhados a parecer de pertinência (desk review) a respeito de sua adequação ao objetivo e à política editorial da revista. Em até 30 (trinta) dias, contando a partir do dia da submissão, os(as) autores(as) receberão notícia sobre o resultado dessa primeira etapa (aceito ou recusado).
Para garantir maior controle da qualidade científica dos artigos, as propostas serão examinadas por no mínimo dois pareceristas indicados pelos/as Editores/as, pela Comissão Editorial ou ainda pelo Conselho Editorial.
BIB incentiva a publicação de versões remodeladas dos pareceres finais, desde que com a autorização explícita do(a) parecerista. Nesses casos, o(a)s autor(a)s do artigo publicado terão direito à tréplica conforme detalhado abaixo. Esse expediente visa fomentar o debate acadêmico qualificado e cortês entre pares sem prejudicar a eventual opção por anonimato dos envolvidos.
Em relação à avaliação, são quatro os resultados possíveis nessa segunda etapa: (i) aprovado para publicação sem modificações; (ii) aprovado para publicação condicionada a modificações; (iii) revisar e ressubmeter; e (iv) recusado. Caso haja ressubmissão, a BIB poderá tanto aceitar quanto recusar novamente o manuscrito. O tempo médio para a segunda etapa é de noventa dias.
Dossiês
A publicação de dossiês será feita em caráter excepcional e está condicionada à decisão interna dos/as Editores/as juntamente com a Comissão Editorial – respeitando-se a política editorial da BIB. Não serão aceitas propostas espontâneas, mas apenas a indução de submissões, por edital público, em áreas consideradas prioritárias. A avaliação das propostas será feita por parecer duplo cego e seguirá os mesmos critérios e prazos da avaliação de artigos avulsos.
Reciprocidade
Entende-se que a submissão de artigos a serem avaliados sob o sistema de parecer implica o compromisso do/a autor/a de responder da forma mais satisfatoriamente possível às observações dos avaliadores.
A BIB aprecia o esforço da comunidade acadêmica em contribuir com seu trabalho para melhorar a qualidade da produção científica das ciências sociais no Brasil. Por isso, a revista reserva o direito de recusar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões dos/as pareceristas sem justificação razoável.
Autores/as que submetem artigos à BIB assumem o compromisso de emitir pareceres.
Boas práticas científicas
Em sintonia com os avanços no campo da ética e das boas práticas científicas, todos os artigos aprovados na primeira etapa serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial seguindo as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ―CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), e o Código de Boas Práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ― FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).
As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores(as).
Direitos autorais e Licença
Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.