- Criado: 29 Novembro 2022
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG (PPGAn) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES por meio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) manifestam sua consternação com o falecimento da pesquisadora Flávia Amboss Merçon Leonardo, vítima do atentado à Escola Estadual Primo Bitti, na cidade de Aracruz, Espírito Santo.
Professora de Sociologia, Flávia graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo, e na mesma instituição cursou seu mestrado em Ciências Sociais. Integrante do GEPPEDES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento), dedicou sua trajetória acadêmica à pesquisa sobre os conflitos ambientais enfrentados pelos pescadores tradicionais, ribeirinhos e demais comunidades tradicionais no litoral norte do Espírito Santo. No doutorado, desenvolveu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG e como membro do GESTA (Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais) investigou os efeitos socioambientais do rompimento da barragem de Fundão na foz do Rio Doce, refletindo sobre a produção da injustiça ambiental e os limites do processo de reparação a partir da experiência das comunidades atingidas.
A comunidade acadêmica do campo das Ciências Sociais lamenta a perda de uma brilhante pesquisadora e se solidariza com os familiares, colegas e amigos de Flávia Amboss. Expressamos ainda nossa preocupação com a crescente violência associada ao discurso de ódio e intolerância, cujas manifestações extremistas interrompem brutalmente projetos de vida e ameaçam a consolidação de nossa democracia.